quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O que é a Agricultura Familiar?



     A agricultura familiar caracteriza-se pelo cultivo de terra que engloba pequenos proprietários rurais, sendo a mão-de-obra apenas do grupo familiar. De acordo com a Lei número 11.326, de 24 de julho de 2006, o empreendedor familiar rural é aquele que pratica atividades no meio rural, atendendo, conjuntamente, as seguintes características:

       1. Não deter mais de quatro hectares de terra;
       2. Que utilize a mão-de-obra da própria família;
       3. Que tenha renda familiar originada da atividade econômica do próprio empreendimento familiar;
       4. Que o estabelecimento seja direcionado pela família.
    
    Produtos básicos da alimentação dos brasileiros têm origem na agricultura familiar, o que inclui o feijão, arroz, milho, sendo esta área responsável por 60% da produção. Ainda, a produção de mandioca chega a 87%, do feijão a 70%, do milho a 46%, a 38% do café, a 34% do arroz e a 21% do trigo.

     Nas perspectivas tecnológicas e político-institucionais há dois fatores fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar:
  • A massificação de informação organizada e adequada utilizando as tecnologias de informação e comunicação, como a internet e o rádio;
  • Melhoria da capacidade organizacional dos produtores com o intuito de adquirir maior escala de produção, buscar nichos de mercado, agregar valor à produção, além de encontrar novas maneiras para aproveitar a terra, como o turismo rural.
Saiba mais com o artigo relacionado:
 

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ótimo post. Trabalho com grama natural (Esmeralda e São Carlos) e se alguém se interessa segue o meu contato. Obrigado desde já.

    Compre Grama - Comércio e Plantio de grama Esmeralda

    Grama Esmeralda

    Grama São Carlos

    Grama para jardim

    Grama para sombra

    Grama em

    Grama preço

    Venda de grama

    Comprar grama

    Distribuidor de grama

    ResponderExcluir