terça-feira, 16 de novembro de 2010

Informações de créditos


PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, criado em 1995.


FUNÇÃO: oferecer apoio financeiro ao desenvolvimento das atividades agropecuárias do pequeno produtor.

OBJETIVO: proporcionar aumento na capacidade produtiva, geração de emprego, elevação de renda, melhoria na qualidade de vida e o exercício da cidadania dos agricultores familiares. Financiar projetos individuais ou coletivos de agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

CONDIÇÕES: O público alvo são os agricultores familiares, os quais desenvolvam atividades produtivas no meio rural. * Onde a renda bruta anual familiar de até R$ 6 mil, sendo que até 70% da renda podem ser provenientes de outras atividades além daquelas desenvolvidas no estabelecimento rural. *O agricultor deve estar com o CPF regularizado e livre de dívidas. 




Mais sobre o programa:

* Site do PRONAF : 
http://portal.mda.gov.br/portal/saf/programas/pronaf

* Artigo relacionado ao PRONAF :   http://www.stn.gov.br/haveres_uniao/downloads/Programa_0351_Agricultura_Familiar_PRONAF.pdf


Mais sobre linhas de crédito destinada ao agricultor familiar:
 http://www.comciencia.br/reportagens/ppublicas/pp07.htm

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O que é a Agricultura Familiar?



     A agricultura familiar caracteriza-se pelo cultivo de terra que engloba pequenos proprietários rurais, sendo a mão-de-obra apenas do grupo familiar. De acordo com a Lei número 11.326, de 24 de julho de 2006, o empreendedor familiar rural é aquele que pratica atividades no meio rural, atendendo, conjuntamente, as seguintes características:

       1. Não deter mais de quatro hectares de terra;
       2. Que utilize a mão-de-obra da própria família;
       3. Que tenha renda familiar originada da atividade econômica do próprio empreendimento familiar;
       4. Que o estabelecimento seja direcionado pela família.
    
    Produtos básicos da alimentação dos brasileiros têm origem na agricultura familiar, o que inclui o feijão, arroz, milho, sendo esta área responsável por 60% da produção. Ainda, a produção de mandioca chega a 87%, do feijão a 70%, do milho a 46%, a 38% do café, a 34% do arroz e a 21% do trigo.

     Nas perspectivas tecnológicas e político-institucionais há dois fatores fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar:
  • A massificação de informação organizada e adequada utilizando as tecnologias de informação e comunicação, como a internet e o rádio;
  • Melhoria da capacidade organizacional dos produtores com o intuito de adquirir maior escala de produção, buscar nichos de mercado, agregar valor à produção, além de encontrar novas maneiras para aproveitar a terra, como o turismo rural.
Saiba mais com o artigo relacionado:
 

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Boas Vindas!


Olá a todos que aqui estão acessando!


      Este blog foi criado com a finalidade de apresentar conteúdos relacionados à Agricultura Familiar. Abordaremos diversos assuntos como: Finanças, Gestão, Previsão do tempo, etc.
     O desenvolvimento deste blog faz parte de um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina.


Espero que todos gostem. Aproveitem!